Mas afinal, o que é o Luto?

O luto é um processo de angústia que todos os seres humanos passam durante a vida. Na maioria das vezes é associado à perda de um ente querido, mas não está relacionado apenas a morte. O que varia é a intensidade e como cada um irá lidar com os sentimentos. Pois quando o reprimimos, pode se tornar algo patológico. Ou seja, em vez de sofrermos por um período de um ano, podemos enfrentar a angústia por muito mais tempo, desenvolvendo sentimentos profundos de tristeza e até mesmo depressão.
Por que falar de Luto?
O processo de luto ainda é um tabu na sociedade. Nem todo mundo se sente confortável para falar sobre o assunto, obviamente ninguém gosta de perder alguém ou algo que seja importante e é dolorido falar sobre o acontecimento. A maioria das pessoas preferem deixar para se preocupar com isso no momento exato do acontecimento. Por conta das muitas superstições que circulam pelo Brasil, algumas pessoas até temem “chamar a morte” simplesmente por tocar neste assunto! Mas do mesmo jeito que gostamos de falar da vida e de nossas conquistas, é fundamental ter uma educação sobre a perda...
Discutir o assunto faz com que trabalhe ainda mais o sentimento e esteja preparado para a perda em algum momento da vida.

Ciclo do Luto
O sentimento de luto foi e ainda é alvo de muitos estudos científicos, um deles resultou no chamado estágios do luto. De acordo com alguns estudo. Que são eles :
01
RAIVA - De um modo geral, a raiva define-se como um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas.
02
NEGAÇÃO - A negação é um mecanismo de defesa inconsciente em que o conflito emocional e a ansiedade são evitados por recusa em reconhecer pensamentos, sentimentos, desejos, impulsos, ou factos que são conscientemente intoleráveis.
03
DEPRESSÃO - Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo. Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo. Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades.
04
BARGANHA - Ou negociação. Nela, você começa a fazer acordos consigo mesmo ou com alguma divindade religiosa, quase sempre relacionados a coisas que fará no futuro ou mudanças no seu modo de ser e agir com as pessoas
05
ACEITAÇÃO - O indivíduo não se sente mais desesperado e já consegue enxergar a realidade como ela é. ... E que ele pode experimentado de maneiras bem diferentes dependendo da formação psíquica do indivíduo, da sociedade em que vive e de suas experiências pessoais anteriores.

Como lidar?
Uma das melhores opções para lidar com o luto é com psicoterapia. Isso porque perder um ente querido é um evento inesperado e o tratamento ajuda a reorganizar seus pensamentos e sentimentos resultantes da dor e sofrimento.
​
Durante as sessões, o paciente irá desabafar e o terapeuta irá avaliar suas preocupações, trazendo a tona os sentimentos de bloqueio. Para que assim, seja possível trabalhar a capacidade de se readaptar a uma nova realidade.
​
Além disso, também há algumas tarefas que podem contribuir nesse processo:
-
Tenha um tempo para si mesmo;
-
Aceite seus sentimentos e saiba que o luto é um processo;
-
Converse e passe um tempo com amigos e familiares;
-
Não se isole;
-
Pratique exercícios regularmente, coma bem e durma o suficiente para permanecer saudável e energizado.
-
Fale com um especialista, ele consegue te ajudar de melhor maneira